Residências Realizadas
Diversos artistas já passaram pelo Programa de Residência Artística do Ateliê Casa das Ideias. Conheça aqui os artistas e seus trabalhos artísticos, realizados durante a residência!
O artista João Paulo Barbosa, realizou a mentoria com o intuito de formação artística para realizar novos trabalhos criativos que envolvessem linguagens que ele como fotógrafo ainda não havia experimentado. Para isso participou de duas edições do Programa de Residência Artística, na 3ª Edição, ele concluiu o filme Walk. in. Art, e na 13ª Edição, em 2022, João concluiu o seu primeiro livro de contos Caminhos Imprevisíveis.
Faziam 10 anos que Débora havia parado de fotografar. Ela iniciou o processo da mentoria com a ideia de se reconectar com esse seu talento. Através de seu reecontro com a fotografia e unindo diferentes tempos, ela fez da arte uma aliada na construção do seu propósito de vida. O processo da mentoria foi um mergulho na sua biografia que se transformou em autoficção e resultou no filme Janelas. Agora Débora está na sua segunda participação no Programa de Residência Artística e está realizando o livro Camaféu.
O músico argentino Billy Shears realizou o EP Pássaro Preso na sua participação no Programa de Residência, em 2018. Ele participou da 3ª Edição do Programa. Além do EP , Billy foi o responsável por mais duas trilhas, são elas: Walk. in. Art do fotógrafo João Paulo Barbosa que também participou da 3ª edição do Programa, e do filme Derreto da artista Isadora Verly (6ª edição).
O artista gaúcho, Antônio Augusto Bueno participou da 7ª Edição do Programa de Residência. Dentre suas ações, realizou a exposição Ocre na nossa Galeria e concluiu em parceria com Silvana Leal, orientadora do programa, o filme Do Ocre aos Azuis (confira no vídeo acima).
A artista Isadora Verly (RJ) participou da 6ª Edição do Programa de Residência, com mentoria de Silvana Leal. Todo o seu projeto se concentrou em buscar sua cura para uma doença autoimune que poderia ser fatal naquele momento. Foi muito desafiador e ao mesmo tempo incrivelmente lindo ver o poder de cura que a arte promove. Isadora com todas as dificuldades da doença se mostrou muito determinada e realizou diversos trabalhos multimeios e especialmente em vídeoarte dentre eles: Eu vejo dança, que em 2020 foi selecionado para participar do Festival de Cinema Filmaê em Brasília.
O artista Vinicius Sena participou da 8ª Edição do Programa de Residência com o tema Curadoria em arte: seu uso e função social. Dentre sua pesquisa realizou estudos sobre a coleção dos desenhos de modelo vivo, pertencente ao Ateliê Casa das Ideias. Dentre as ações criativas participou da série performática Enfrentamentos.
O artista Rogério de Barros participou da 2ª Edição do Programa de Residência, dentre suas ações realizou o filme "A Procura de Si , em 2017. Confira o filme no nosso canal do YouTube! Link no vídeo acima
O filme Efêmero foi um dos videoartes editados pela cineasta Claudia Aguiyrre, que participou da 5ª Edição do Programa de Residência Artística, como artista convidada. Os filmes foram finalizados para a Exposição Alinhavos da artista e orientadora criativa Silvana Leal e estiveram em exibição no Museu da Imagem e do Som - SC, em 2018.
Albano Dias foi o primeiro artista a participar do Programa de Residência Artística. Seu trabalho de conclusão da Residência foi a exposição Híbridos Habitantes. Inspirado na obra Manifesto Molusco Habitante de Silvana Leal, a proposta de residência do artista consistiu em produzir vinte ilustrações e sete músicas que foram exibidas durante a noite de abertura da mostra, em agosto de 2016.
O Muro das Ideias foi um dos trabalhos artísticos realizados pelo artista plástico AllBano Dias, que participou da 1ª Edição do Programa de Residência Artística, como artista convidado, em 2016. Esta obra mural está no caminho de entrada do Ateliê Casa das Ideias.
A Residência Artística de Janaína Borges concentrou-se no desenvolvimento do projeto expositivo e de montagem da exposição Alinhavos - a obra é o tempo de uma vida, da artista Silvana Leal, realizada no Museu da Imagem e do Som - SC, 2018. Janaína participou ativamente de boa parte do processo final de construção de algumas obras plásticas e toda o projeto expositivo e de montagem, junto com Silvana dentro do Ateliê Casa das Ideias, bem como coordenou a equipe de montagem, no MIS - SC e ainda participou da equipe curatorial, coordenado pela profª drª Rosângela Cherem.
O Ateliê Casa das Ideias recebeu, para 4ª Edição do Programa de Residência Artística, Letícia Zanchi, Sua proposta de pesquisa foi a de questionar a partir da proposição "maldito é o verbo não dito", se uma possível estética do Silêncio seria tangível no plano das sensações, tendo o corpo sexuado como objeto transmissor. Para isso a artista se utilizou diversificadas experimentações sensoriais com o propósito de criar imagens para a construção de instalações videográficas e fotografias.