agenda

O Ateliê Casa das Ideias divulga as artistas selecionadas na Convocatória Ligações Possíveis - mulheres na arte!
O Ateliê Casa das Ideias lança em julho, a exposição de artes visuais Transitions, da artista multimeios Silvana Leal, no Museu Histórico de Santa Catarina.

O Ateliê Casa das Ideias realizou a CONVOCATÓRIA Ligações Possíveis Mulheres na arte para SELECIONAR ARTISTAS MULHERES que moram no interior de Santa Catarina para dialogar com as obras da artista multimeios Silvana Leal no espaço expositivo, dentro da exposição Transitions. As artistas selecionadas são: Luana Callai e Karina Chumara do Projeto Entre Linhas. Elas são da cidade de Capinzal e estão participando da mostra Transitions. A abertura da mostra aconteceu no dia 27 de julho de 2023 e ficará em exibição até o dia 30 de setembro. Esta ação dentro da exposição visa reunir duas artistas mulheres de diferentes gerações em torno de um objetivo em comum: pensar as ferramentas do compartilhamento afetivo como ampliação de potências dos resultados artísticos.
A ideia central é de compartilhar experiências entre as artistas, com viés de oportunizar que uma artista mulher, do interior do estado, possa obter maior visibilidade ao expor sua obra no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. Essa ação faz parte do Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura — Edição 2022 — Executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
A ideia da convocatória é:
-
Fomentar o estudo e a prática de pesquisas em artes;
-
Gerar formas de renda para as artistas;
-
Dar visibilidade às artistas mulheres ao circuito das artes visuais;
-
Incentivar artistas mulheres do interior do estado com menos acesso ao circuito de arte na capital do estado.


Abre a Exposição do Ocre aos Azuis, de Antônio Augusto Bueno e Silvana Leal no Museu da Escola Catarinense

O Ateliê Casa das Ideias inicia o mês de agosto com o lançamento da Exposição Do Ocre aos Azuis, de Silvana Leal e Antônio Augusto Bueno. A abertura será no dia 04, às 19h no Museu da Escola Catarinense, no Centro Histórico de Florianópolis, SC.
Do Ocre aos Azuis é o resultado artístico do diálogo entre os dois artistas, da região sul, Silvana Leal, do Ateliê Casa das Ideias (Florianópolis) e Antônio Augusto Bueno, do Jatutipê Atelier (Porto Alegre) durante as residências artísticas em ambos os espaços, entre o ano de 2019 a 2022. A mostra reúne várias linguagens dentre elas: pintura, gravura em metal, desenho, colagem, performance e o videoarte do ocre aos azuis que dá título à mostra.
A maioria destes trabalhos partiram inicialmente da ideia conceitual de um elemento básico pictórico, que são os tecidos nas cores azul e ocre, que entram como dispositivo para a construção de uma tela ao ar livre onde os elementos naturais (mar, areia, vento...) fazem parte de uma real pintura proposta por Antônio Augusto. Uma ação sequencial é registrada. O pintor contemporâneo elabora sua concepção pictórica de maneira extraordinária. A próxima tela é a videográfica criada por Silvana a partir de elementos performáticos (o corpo humano) somados a elementos plásticos, visuais e sonoros: o resultado é uma tela pictórica em constante movimento.
Sobre o filme “do ocre aos azuis” que dá nome a exposição e que estará em exibição na mostra, Silvana, que assina o roteiro e a direção, sintetiza: “do ocre aos azuis, do céu a terra - passagem aérea, flutuante, etérea. Dos tons aos sons, das cores às linhas, do desenho à pintura, da fotografia ao vídeo, do modelo vivo à performance: passagens, paisagens, estados, rupturas, fendas. O filme é uma tela em constante movimento que busca transitar por diversos estados reais e imaginários. Da origem do silêncio à fala, infinitos mistérios. As imagens seguem uma cadência de elementos plásticos, visuais e sonoros. Cada matéria expressa, o que cada corpo em si contém em seu mecanismo afetivo ao libertar o espírito com seus tons cromáticos”.
O que: Lançamento da exposição “Do Ocre aos Azuis”, de Silvana Leal e Antônio Augusto Bueno
Onde: Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro Florianópolis, SC. De segunda a sexta das 13h as 19h
Quando: Abertura Dia 04/08/2023 às 19h, Visitação de 05/08/23 à 30/08/23.

No dia 27 de julho de 2023, inaugurou em Florianópolis, SC, a exposição inédita Transitions, da artista multimeios Silvana Leal, no Museu Histórico de Florianópolis – Palácio Cruz e Sousa, com a curadoria do artista Franzói. O público pode conferir os trabalhos inéditos da artista catarinense. A exposição é um dos Projetos selecionados pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura — Edição 2022 — Executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
A mostra conta com foto instalações, pintura, escultura, gravura, livro-objeto, desenhos digitais, performance e videoinstalações. A mostra conta ainda com a participação de duas artistas do interior do estado que foram selecionadas pelo edital Ligações Possíveis mulheres na arte, são elas: Karina Chumura e Luana Calla,i da cidade de Capinzal. Além das artistas selecionadas Silvana convidou masis duas artistas da cidade de Florianópolis para dialogar com suas obras no espaço expositivo que são: Maria Luíza Amorim e San Ciefuentes.
Transitions é um convite a imaginação, transportar-se do mundo real para o imaginário, como forma de avançar e desenvolver o espírito humano em sua capacidade de reinvenção. Tendo por resultado uma arte que quer mais que resistência, ela insiste em se manter em sua essência primordial: a liberdade, tema que quer abordar tanto a política interna (indivíduo) quanto a externa (sociedade) ao enfrentar temas tão básicos quanto essenciais ao atual momento do Brasil e da humanidade, como por exemplo “preservar o direito às diferenças, dentre outros igualmente fundamentais”, diz a artista.
Segundo a artista: “Transitamos pelo mundo real, pelo virtual, estamos em todos os tempos e lugares, nos transportamos, atualizamos, desatualizamos, passamos de um estado para o outro. Das linhas aos volumes, do preto e branco, às cores. Do material ao imaterial. A transição como estado de potência, de vir a ser. De uma língua a outra, a palavra pode ser sentida “quase” a mesma. De um país a outro. De uma linguagem a outras linguagens, a criação se dando meticulosamente nas fendas. Diz ainda: “Transição é a capacidade de agir diferente, a coisas que são iguais, cotidianas. Transitar é condição de mudança, de renovação. Retornar ao diferente é o que proponho”. Esta mostra está imperdível!
O que: Exposição Transitions da artista multimeios Silvana Leal
Quando: Abertura 27 de julho (quinta) de 2023, às 19h. A mostra fica em exibição até o dia 30 de setembro, a entrada é gratuita, de terça a sexta, das 10 às 18h, sábados e feriados das 10h às 14h, Domingos e segundas fechado.
Onde: Museu Histórico de Florianópolis - Palácio Cruz e Sousa, -
Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400


"Lugar muito aconchegante, fomos super bem recebidos. Com certeza vou voltar mais vezes!"
Geórgia Schütz