top of page
Foto do escritorMarcelo Casarotto

Como montar um exército de pessoas criativas?


“Está cada vez mais difícil ser original.” “Estou dependente das ferramentas digitais.” “Não tenho inspiração pra criar nada agora.”  Já parou pra pensar que essas reclamações são correntezas que nos carregam junto? Vamos, assim, concordando e reafirmando a dificuldade de criar. Não que elas falem inverdades. Todos os dias vemos e ouvimos outras pessoas lamentarem sobre suas dificuldades. Como dar um passo além disso? Como transformar a afetação real em decisão e ação? Como nadar contra essa corrente?


Aqui no Ateliê Casa das Ideias nós estamos muito atentos a esse ciclos. Já faz um tempo que estamos ouvindo diversas pessoas criativas ou amantes da criatividade. Analisando cada fala dessas e propondo mudanças significativas, fomos percebendo como elas se dão e quais os benefícios dessa mudança de postura.


Como você tem percebido seus ciclos repetitivos?


Todos os dias, somos confrontados com ideias que ecoam, imitam e repetem, enquanto a expressão autêntica e verdadeira se perde em meio ao ruído. Se temos diversas telas para ver a vida dos outros (e admirar a nossa própria) e diversos canais para ouvir diversas opiniões sobre qualquer assunto, como saber qual a próxima ação que vai nos permitir viver de maneira mais criativa? Quem está ao nosso lado dando apoio sincero, críticas construtivas e colaborando com nossas ações?


Por isso acreditamos que é hora de transformar isso em um movimento: um exército de pessoas criativas dispostas a desafiar normas e contar histórias que realmente importam. Tudo passa pelo coletivo. Ninguém cria, se autodesenvolve ou transforma o mundo sozinho. 


Como fazemos isso? Como se inicia um movimento?

1) Foco: Não apenas aquele foco extremamente racional e cognitivo (que é muito importante na criação de qualquer coisa), mas no estado de fluxo de criação com metas bem estabelecidas. Estar focado é perceber o mundo com clareza de propósito. Queremos experimentar e valorizar a criatividade, o ser criativo em todos aspectos das nossas vidas. Queremos criar experiências extraordinárias e ver a vida como um laboratório criativo.


2) Valores em comum: Toda comunidade precisa saber como decidir e organizar suas decisões. Nossos valores são de cooperação, livre criação e confluência respeitosa de ideias. Sempre respeitando as diferenças e a figura profissional do artista. Vemos muitos espaços onde as pessoas usam alguma habilidade, status social ou outra característica sua para tirar proveito dos outros ou criar ambientes de disputa. Queremos, ao contrário, formas hábitos de convivência saudáveis e, para isso, precisamos de:


3) Constância: Para firmar esse hábito ao longo do tempo, temos que construir histórias. Como você quer contar a sua? Ou a dos seus coletivos? Precisamos repetir as pequenas diferenças no cotidiano. Mesmo as menores e mais delicadas, podem gerar resultados incríveis ao longo do tempo. Tudo começa com essa ideia, perceber o extraordinário e potencial criativo em nossas vidas e então seus múltiplos resultados vão ganhando vida.



Nada sobrevive firme sem cuidado constante, clareza nos propósitos (e, vamos combinar? quando a conversa flui de maneira gostosa e fluida). As ideias em conjunto, quando se encontram e criam, instituem essa força coletiva.


Então, vamos conversar sobre criatividade juntos? Aqui no site, agora, contamos com a Comunidade PP, um espaço onde você pode se conectar com artistas, aprender sobre processos criativos, trocar ideias e manter ativo o seu próprio lado criativo. Será um espaço para os mentorados do Laboratório Criativo Personagem na Paisagem e pessoas que querem praticar novas formas de se expressar criativamente no mundo. Essa rede de apoio é fundamental para manter o curso vivo, em diálogo com as questões sociais que nos cercam. 




Nosso Laboratório é focado na criação de personagens. Quando falamos sobre a criação de personagens, não estamos apenas discutindo técnica; estamos oferecendo uma ferramenta poderosa para transformar realidades. Criar personagens é dar voz ao que não é dito, uma forma de refletir e transformar o ambiente ao nosso redor. 


Criar personagens possibilita a união de múltiplas linguagens e técnicas com o tecido vivo que são nossas ficções, histórias, sentimentos e o extraordinário no nosso cotidiano. Em tempos de crise, a criatividade é a força vital. Ao aprender a criar, você está moldando novas realidades. Criar não é apenas uma escolha; é uma necessidade para aqueles que desejam deixar uma marca no mundo. Com nosso Laboratório, você não apenas aprenderá a criar, mas também desenvolverá uma abertura nos seus canais de percepção e expressão que vão impactar sua vida e a de outros. Acreditamos que os personagens que você cria podem ser agentes de mudança. Ao dar vida a suas ideias, você se torna parte de uma narrativa maior.


Nossos mentorados, ao aprenderem a criar personagens, dão voz a realidades silenciadas. Eles descobrem, despertam e expressam o que ficou contido e bloqueado pelo medo de criar. Essas pessoas não apenas desenvolveram habilidades técnicas, mas tornaram-se agentes de mudança, usando suas criações para desafiar a sociedade.


Ao contar essas histórias de transformação, queremos que você se identifique com essas experiências e se arme para encarar a sua própria luta. Não estamos apenas oferecendo um Laboratório; estamos convidando você a agir. Acreditamos nessa causa e nessa transformação pela arte. Cada personagem que você cria pode questionar normas, desafiar expectativas e refletir sobre a sociedade em que vivemos. Queremos integrar personagens que não são apenas figuras em histórias, mas armas para transformar narrativas. Vamos reeditar nossas práticas e discursos e lutar pelo nosso desejo de criar?  Vamos juntos moldar novas realidades.


Bora fazer parte desse movimento criativo? Faça parte deste exército de pessoas criativas! Entre agora mesmo para a COMUNIDADE PP. O convite está feito. Se você sentiu esse chamado, não deixe essa oportunidade de mudança passar.


Estamos aqui para te ouvir e te ajudar!






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page